A Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE visando se adequar a um novo conceito de Gestão Estratégica de Segurança-GES e Business Intelligence-BI adotará um novo modelo de segurança patrimonial o qual consistirá na criação de seis (06) quadrantes de segurança.
A ideia é dividir, estrategicamente, a UFPRE em seis (06) grandes áreas denominadas de (quadrantes de segurança) com o objetivo de melhor direcionar os recursos humanos (vigilância terceirizada e orgânica) em cada uma dessas áreas de acordo com as especificidades e as demandas apresentadas em cada um desses quadrantes.
Nessa perspectiva, pretende-se fazer com que a segurança da comunidade universitária se torne mais efetiva e eficiente uma vez que para cada quadrante de segurança haverá um Procedimento Operacional Padrão (POP) que irá nortear as ações dos postos de vigilância em cada setor de acordo com as demandas que forem detectadas.
Para complementar esse novo conceito de gestão de segurança, serão instaladas câmeras de segurança em pontos estratégicos dentro desses quadrantes além do apoio de Drones, os quais serão comandados por uma central de vídeo monitoramento.

Outra inovação que a UFRPE está trazendo e que ainda não foi implantada em nenhuma universidade pública brasileira serão os mapas de localização em formato 3D, mais conhecidos como Street View, essas imagens estão sendo coletadas pelo Drone da Divisão de Segurança Universitária e disponibilizadas no Google Maps e Google Street View.
Esse produto facilitará com maior riqueza de detalhes a identificação de ocorrências em prédios e departamentos pelas equipes de segurança além de facilitar a locomoção dentro do campus de Dois Irmãos por toda a comunidade universitária da UFRPE.
Outro instrumento que a UFPRE adotará para complementar os conceitos de GES e BI será a passagem do meio manuscrito dos registros de ocorrências em livros para o meio digital, todas as ocorrências que forem geradas em quaisquer um dos quadrantes serão inseridas em formulário digital produzido em excel VBA; sendo assim, todo o processo de registro de ocorrência será definitivamente facilitado tanto para os servidores da área de segurança como para aqueles que, sendo parte nas ocorrências, solicitarem cópias das mesmas.
Nesse novo processo, as ocorrências poderão ser identificadas e catalogadas por palavra, por tipo de ocorrência, por quadrante, por data, por dia, por vítima, por placa de veículo, por objeto perdido ou furtado, por departamento, dentre tantas outras maneiras. Com todo esse sistema sendo informatizado será permitido a emissão mensal de Dashboard com indicadores e métricas mensais sobre os quadrantes e suas respectivas ocorrências, isso tudo facilitará a tomada de decisões pela administração da UFRPE.
